sábado, 12 de fevereiro de 2011

Pilsen

Qual era o custo de vida?
O custo de vida comparando com Portugal era um pouco mais baixo. Como ainda não tem o euro como moeda nós conseguimos ter o poder de compra um pouco superior a eles. 
No que diz respeito a comidas era quase o mesmo que em Portugal, mas nós optávamos quase sempre pelas coisas mais baratas, e assim até deu para poupar a nível de comida.
Por outro lado, MacDonald's é quase o mesmo preço que aqui. A nível de compras, se pensarmos em marcas como Zara e assim os preços são os mesmos e por vezes mais caros.


Como aconselhas as reservas de viagens de avião para lá?
Nós fomos através da TAP, comprámos os bilhetes com 2 meses de antecedência e saiu barato - Lisboa a Praga cerca de 3 horas. No entanto existem imensas companhias aéreas low cost.


Qual o tipo de ensino da faculdade que frequentaste? As aulas eram em inglês ou a língua materna?
Nós frequentámos a Universidade of West Bohemia pois o nosso curso é de Educação Básica e todas as nossas aulas foram em inglês. O nível de ensino não se encontra ao mesmo nível que aquele que temos em Portugal (pelo menos no que toca a matéria de educação).
Tínhamos 6 cadeiras das quais só a 2 tivemos que fazer um exame escrito, mas fácil, de resto fomos avaliadas através de trabalhos e apresentações sempre com as outras portugueses que lá se encontravam connosco.
Muito raramente tínhamos que fazer trabalhos individuais.
Foi-nos proporcionado a oportunidade de visitar jardins de infância o que foi bastante enriquecedor a nível pessoal.

    Qual o preço (por mês) da tua residência/casa?
    Nós encontrávamos-nos numa residência para estudantes Erasmus e locais e o preço não chegava a 90€ com tudo incluído, isto é, água e luz. Nem tivemos que procurar nem nada, a nossa Universidade de destino tratou de tudo. A nível da cozinha tivemos que comprar tudo lá.


    Locais a visitar na cidade e país para onde foste.
    A República Checa encontra-se bem no centro da Europa e faz fronteira com 4 países. Existe uma empresa de transportes chamada Student Agency e as nossas viagens foram todas feitas por aqui, expecto à Polónia.
    Ora bem, falando das viagens, tivemos o prazer de conhecer:
    • Munique, Alemanha
    • Berlim, Alemanha
    • Dresden, Alemanha
    • Praga, República Checa
    • Brno, República Checa
    • Karlovi Vary e Klatovy, República Checa
    • Viena, Áustria
    • Cracóvia, Polónia
    • Budapeste, Hungria
    Só para ir à Polónia é que utilizámos o comboio e a experiência não foi das melhores.


    Que tipo de clima havia? Conselhos...
    Como fomos no semestre de Inverno o clima foi de muito frio mesmo. No entanto em todos os países com um clima de temperaturas negativas tem a vantagem de que em todos os lugares fechados, isto é, transportes, lojas, casas, universidade, cafés, tem aquecimento. Ou seja, tinhamos sempre que andar com uma t-shirt debaixo das camisolas quentes e do casaco bem quentinho.


    Dicas úteis.

    Pontos fortes e fracos

    Observações especiais sobre o ERASMUS e/ou o país para onde foste.
    Criámos um blog, cada uma o seu, podem consultar aqui: http://erasmusempilsen.blogspot.com/ e http://erasmuspilsen.blogspot.com/.


    Joana Morgado e Alexandra Fernandes

    Sem comentários: