quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ponferrada, Leon

Qual era o custo de vida?
Em Espanha o salario minimo é de 633€ e um empregado de bar (sem formação) ganha acima de 1000€. Claro que com isto alguns produtos têm que ser mais caros como as refeições fora de casa (no refeitorio da faculdade o almoço custava 5€ e num restaurante normal o menu do dia era 9€) e os bares nocturnos(cerveja a 3€ e "copa" a 5€), mas de resto era tudo mais barato que em Portugal (supermercado; transportes; combustiveis; roupa; etc) ja que o IVA deles é de 18% (cá é de 21%).
Conclusão, eu vivia com menos de 500€/mês pagando casa, alimentação, saidas nocturnas, viagens a outros locais, roupa e afins. A qualidade de vida era muito boa porque ninguem ganha 500€/mês e, por isso, havia grande consumo - os bares e restaurantes estavam sempre cheios, etc.

Como aconselhas as reservas de viagens de avião para lá?
Eu fiz Erasmus em Ponferrada (norte de Espanha) e fui de avião ate Madrid, de comboio ate Leon e depois de boleia ate á ultima cidade. Reservei e paguei a viagem 15 dias antes de partir. Aviagem ate Madrid de avião saiu-me por 30€, menos que o comboio ate Leon.
Como tal aconselho a fazer as reservas de viagens o mais depressa possivel, ja que existe mais disponibilidade e pode sair mais barato.

Qual o tipo de ensino da faculdade que frequentaste? As aulas eram em inglês ou a língua materna?
As aulas eram todas presenciais e lembro-me que na 1ª aula um professor disse-me que eu era igual aos restantes alunos da sala, fossem eles espanhois, ingleses ou japoneses, como tal teria que fazer tudo o que o professor pedisse.
As aulas eram em espanhol e só por uma vez uma professora deu a aula em ingles com o intuito de os alunos espanhois aprenderem algo mais de inglês.
No início não foi facil e ao 2º mês ja estava a expor oralmente trabalhos pedidos. No final do 1º trimestre tive exames em que tinha que escrever durante 3h em espanhol (sou de engenharia/matematicas), claro que chumbei. Recuperei em setembro (época especial).

Qual o preço (por mês) da tua residência/casa?
Nos primeiros dias não foi facil encontrar alojamento (ou era caro ou não tinha condições ou não havia). Os quartos andavam à volta dos 150€ e os 200€ e casas com 3 quartos rondavam os 500€ (tou a falar de 1 cidade pequena, em Madrid os preços triplicam).
Ao fim de 3 dias de buscas intensas lá encontrei (com ajuda de um espanhol) um quarto a 50m da faculdade, pagava 180€/mês, ja com internet incluída. As contas da agua, luz e gás eram a dividir pelos habitantes da casa (um deles um senhorio da minha idade).
Ainda hoje mantenho contacto semanal com o senhorio.

Locais a visitar na cidade e país para onde foste.
Como ja disse, fiz Erasmus em Espanha, na cidade de Ponferrada (Provincia de Leon). É uma cidade pequena com 65 000 habitantes.
Durante aquele ano, aproveitei para conhecer tudo o que fosse possivel.
Fui aos locais mais perto (raio de 50kms) como "Las medulas", Balboa, Estancia de sky de Leitariegos, Morredero, La guiana, Astorga, Penalva de Santiago e Molinaseca.
Mas tambem fiz viagens mais compridas (raio maximo de 400kms) como ir a Gijon/Oviedo, Picos da Europac Estancia de sky de Manzaneda (Galícia), Corunha e Leon, entre outros.
Hoje em dia continuo a ir la e continuo a descobrir locais novos como Puebla de Sanabria, Manjarin, Molinaseca (no Verão); Piedrafita de Cebreiro (no Inverno).
Este ano, dei a volta a espanha em 11 dias e passei em locais como Algeciras, Malaga, Barcelona, Pirineus e San Sebastian.

Como viajaste para outros países?
Com um país tão grande como é Espanha, e muito mais perto de Portugal do que de França, acabei por não conhecer outros países, se bem que em Espanha, quando se muda de comunidade autónoma, parece que se muda de país, tal é a diferença de língua, leis e costumes.
Mas aqui ficam os sites das empresas locais de transportes:
http://www.renfe.es/
http://www.alsa.es/
http://www.vueling.es/ e www.spanair.es

Que tipo de clima havia? Conselhos...
Em relação a isso, passei uma experiencia engraçada. É que não estudei o clima antes de ir pa la.
Claro que ao 3º dia (em Setembro) saí de casa às 10h de calçoes e t-shirt e reparei que estava um pouco frio (nao entendia o porquê), quando passei pela farmácia o termómetro apontava 8ºC, fui logo a casa buscar uma camisola.
Nessa cidade os termómetros chegaram a descer aos -7 graus às 6h da manhã (sim, negativos). Mas também apanhei dias em que nao passavam dos 0º e para quem nunca tinha visto nevar...
Nisto, aconselho a informarem-se muito bem do clima que vos espera e se têm de comprar roupa, comprem-na lá, porque aqui como não estamos habituados, podemos nao ter ou ser tudo muito mais caro. Na cidade destino existe tudo o que as pessoas precisam.

Quais foram as maiores dificuldades que enfrentaste?
Sem dúvida, os primeiros 15 dias na cidade destino.
Fiz Erasmus onde era dos poucos Erasmus presentes (os outros 400 estavam em Leon) e como tal passei uma fase de adaptação algo complicada, nomeadamente na procura de casa, o que durou 3 dias. Depois de encontrada a casa, tive de me habituar aos costumes de la:
- horário de almoço entre as 14h e as 16h, em que nesse intervalo tudo está fechado;
- apartir das 18h todos saem à rua e a partir das 20h os bares estão cheios;
- métodos de estudo diferente (estuda-se mais na bilbioteca e menos em casa)
- lingua (aprendi com o galego e depois fui para o espanhol)
- o almoço é a partir das 14h e o jantar a partir das 22h, depois o pessoal faz o chamado "botellon" (levar as garrafas para a rua e conviver) porque o bares sao caros para os estudantes.

Dicas úteis
A melhor dica que posso dar é a de aproveitarem ao maximo todos os segundos Erasmus, mas tendo algum cuidado com as festas. Em Erasmus encontra-se de tudo, até o menos desejado. Mas, encontrando as pessoas que mais nos dizem respeito, as coisas fluiem e passamos experiências inscríveis.
Ainda hoje mantenho contacto quase diário com alguns colegas e visito-os quando estou por ali.
Atenção que, como não estive muito em ambiente Erasmus (estive apenas 4 dias em Leon, onde se concentravam todos), tive de me integrar na sociedade local.

Pontos fortes e fracos
Pontos fortes, sem dúvida que a experiências vividas e tudo aquilo que aprendemos.
Podemos crescer muito a nivel pessoal.
Conhecer novos e bons amigos tambem é muito bom :))
Quando la vou, visito os colegas e os professores, tal foi a marca que deixaram.

Pontos fracos, se não tiveres muito a apoio em termos de logística (procura de casa; etc), poderás passar uma fase complicada

Observações especiais sobre o ERASMUS e/ou o país para onde foste.
Penso que falei no essencial, não tenho grandes observações a fazer. Aproveito para destacar o facto de tentarem aproveitar ao maximo a vida de Erasmus. Apesar de muitas dificuldades vividas, gostava de voltar a repetir, quiças em "Da Vinci" (que é trabalhar fora do pais).


Filipe Paulo

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos! Antes de mais queria felicitar-vos pela forma organizada, clara, explícita e objectiva que têm a informação. Era mesmo o que eu procurava!

Eu sou aluno do ISCTE, estou no 1º ano de Gestão e gostava imenso de fazer Erasmus, quiçá em Espanha - Madrid... Ainda estou na fase de recolher informações e este blog ajudou-me imenso. No entanto gostava só de colocar uma questão:

Qual foi o custo real desta aventura? Ou seja, em termos de bolsas, receberam algo que desse realmente para cobrir alguma despesa? Ou aquilo que receberam na prática não deu pra nada?

De novo os meus parábens por este fantástico blog!

Cumps

Filipe Paulo disse...

Boas,
Acho que fazes muito bem aproveitar esta oportumidade.Se souberes aproveitar ao maximo, tenho a certeza que será uma aventura muito boa:)
Antes de responder directamente á tua pergunta, nao sei se tens mais destinos á escolha,mas antes de te decidires pela cidade/pais, ve que tipo de ambiente(citadino ou nao);clima(frio ou quente); lingua...etc.
Eu fiz no norte de espanha e adorei,mas conheco malta q fez em madrid e foi complicado porque eram muito exigentes.

Em relacao á tua pergunta:Por mes gastava á volta de 500€, mas recebi uma bolsa inicial de 1400€(1 semestre), o que me permitiu viver ate dezembro sem qualquer outra ajuda bancaria.Depois, como pedi prolongamento de mais 1 semestre, deram-me mais 750€ salvo erro q ajudou mais um pouco.
Eu acho que as bolsas ajudam bastante(nao sei se houve CORTES nisso tambem, mas depende da vida que faças(a noite é + cára); das vezes qe venhas a portugal;etc.

Espero ter-te ajudado, qualquer duvida que tenhas diz:)

P.S.Continuo a ir a espanha "a menudo":))